Contorno da seção

  • O Projeto Pedagógico de uma Escola Judiciária Eleitoral apresenta os pressupostos e princípios epistemológicos e pedagógicos que orientarão o conjunto das ações educativas, presenciais e a distância, por ela desenvolvidas, na conssecução de sua missão institucional.

    Esses pressupostos e princípios serão observados na proposição e implementação de todas as soluções educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no Tribunal Regional Eleitoral respectivo, bem como para a formação de cidadãos e demais atores do processo eleitoral.

    Sua elaboração deverá considerar as especificidades dos processos de trabalho da Justiça Eleitoral, como também os desafios a serem enfrentados para o cumprimento da sua missão, qual seja garantir a legitimidade do processo eleitoral.

    A ideia de montar um grupo de estudos para desenvolvimento dos Projetos Políticos Pedagógicos para as EJEs surgiu de reunião de avaliação do XV CODEJE realizado em Goiânia – GO.

    Os objetivos serão:

    1) Compartilhar e registrar o conteúdo dos PPPs já disponibilizados pelas EJEs;

    2) Facilitar a troca de ideias entre as EJEs, que poderão utilizar do mural, fórum, exercícios, contato pessoal com outros colegas para analisar a redação dos itens do PPP;

    3) Registrar os avanços de cada EJE na redação dos textos, que poderão ser compartilhados ou não;

    4) Estabelecer um cronograma de trabalhos (com foco no ENEJE e posteriormente revisto);

    5) Não deixar a peteca cair...

    MODELOS - PPP já APROVADOS

    (Para baixar)

     

  • 1.    Apresentação

    2.    Histórico

    3.    Missão

    4.    Visão

    5.    Valores

    6.    Finalidade

    7.    Parâmetros normativos

    8.    Eixos de atuação

    9.    Áreas de interesse da Justiça Eleitoral

    10.  Fundamentos

    10.1.      A natureza da formação

    10.2.      O processo de construção do conhecimento

    10.3.      A concepção de competência

    10.4.      A concepção de aprendizagem

    10.5.      Os princípios pedagógicos

    10.5.1.1.      Os processos de trabalho ou a experiência social como ponto de partida

    10.5.1.2.      A relação entre teoria e prática

    10.5.1.3.      A relação entre parte e totalidade

    10.5.1.4.      A relação entre disciplinaridade e interdisciplinaridade

    10.6.      Concepção metodológica

    11.  Planejamento das ações educativas

    12.  Avaliação e formas de acompanhamento

    12.1.      Avaliação diagnóstica

    12.2.      Avaliação formativa

    12.3.      Avaliação de resultados

    Referências Bibliográficas

  • Destaque

    Os fóruns abaixo estão disponíveis para cada EJE publicar seu modelo e receber observações dos demais colegas.