Contorno da seção
-
O Projeto Pedagógico de uma Escola Judiciária Eleitoral apresenta os pressupostos e princípios epistemológicos e pedagógicos que orientarão o conjunto das ações educativas, presenciais e a distância, por ela desenvolvidas, na conssecução de sua missão institucional.
Esses pressupostos e princípios serão observados na proposição e implementação de todas as soluções educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no Tribunal Regional Eleitoral respectivo, bem como para a formação de cidadãos e demais atores do processo eleitoral.
Sua elaboração deverá considerar as especificidades dos processos de trabalho da Justiça Eleitoral, como também os desafios a serem enfrentados para o cumprimento da sua missão, qual seja garantir a legitimidade do processo eleitoral.
A ideia de montar um grupo de estudos para desenvolvimento dos Projetos Políticos Pedagógicos para as EJEs surgiu de reunião de avaliação do XV CODEJE realizado em Goiânia – GO.
Os objetivos serão:
1) Compartilhar e registrar o conteúdo dos PPPs já disponibilizados pelas EJEs;
2) Facilitar a troca de ideias entre as EJEs, que poderão utilizar do mural, fórum, exercícios, contato pessoal com outros colegas para analisar a redação dos itens do PPP;
3) Registrar os avanços de cada EJE na redação dos textos, que poderão ser compartilhados ou não;
4) Estabelecer um cronograma de trabalhos (com foco no ENEJE e posteriormente revisto);
5) Não deixar a peteca cair...
MODELOS - PPP já APROVADOS
(Para baixar)
-
1. Apresentação
2. Histórico
3. Missão
4. Visão
5. Valores
6. Finalidade
7. Parâmetros normativos
8. Eixos de atuação
9. Áreas de interesse da Justiça Eleitoral
10. Fundamentos
10.1. A natureza da formação
10.2. O processo de construção do conhecimento
10.3. A concepção de competência
10.4. A concepção de aprendizagem
10.5. Os princípios pedagógicos
10.5.1.1. Os processos de trabalho ou a experiência social como ponto de partida
10.5.1.2. A relação entre teoria e prática
10.5.1.3. A relação entre parte e totalidade
10.5.1.4. A relação entre disciplinaridade e interdisciplinaridade
10.6. Concepção metodológica
11. Planejamento das ações educativas
12. Avaliação e formas de acompanhamento
12.1. Avaliação diagnóstica
12.2. Avaliação formativa
12.3. Avaliação de resultados
Referências Bibliográficas
-
Os fóruns abaixo estão disponíveis para cada EJE publicar seu modelo e receber observações dos demais colegas.